Qual a diferença de um DRE Contábil para um DRE Financeiro?

Todo empresário procura um controle eficiente para ter uma previsão de possíveis investimentos ou planejamentos futuros, principalmente também para saber se o seu negócio está caminhando em equilíbrio financeiro junto ao controle de caixa. São estes dados, mais o levantamento do faturamento dos custos variáveis e dos custos fixos, que compõem um DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício). Com ele podemos direcionar assertivamente o resultado da empresa e assim, definir os indicadores de desempenho que serão trabalhados. Por isso este documento é tão importante para que possíveis investidores decidam aportar capital em determinada empresa.

O DRE contábil é feito uma vez por ano, mas muitos empresários gostam de ter um controle maior e optam pelo DRE financeiro, que pode ser feito de acordo com a sua necessidade, seja ela mensal, bimestral ou de outra periodicidade.
Mas será que o empresário sabe fazer um DRE de maneira tão eficiente quanto um escritório contábil? E, mais importante: sabe interpretar que caminho aquela tabela cheia de números indica tomar?

Muitos empresários fazem um DRE financeiro com perfil gerencial para que a gerência possa tomar decisões e elaborar estratégias de acordo com a sua necessidade, podendo ser flexível conforme a necessidade do gestor. Normalmente este tipo de DRE tem informações básicas como: receitas, deduções, despesas, lucro ou prejuízo etc. Ele oferece uma visão limitada para questões mais abrangentes da empresa, isso porque ele não está completo para fins contáveis.

O DRE contábil não pode ter margem para alterações ou personalização de conteúdo, pois sua estrutura é definida de acordo com a lei 6.404. Existe o cumprimento de exigências legais e fiscais que seguem um padrão conforme a instrução emitida pela Receita Federal. E com a elaboração correta do documento tem-se a visão geral e realista do resultado financeiro da empresa. São esses números que tornam possível olhar de forma mais crítica para uma mudança ou investimento estratégico do negócio, com uma boa gestão financeira no futuro.

Com a PFG Contábil é muito mais fácil analisar o DRE da sua empresa. Entre em contato conosco. Estamos sempre prontos para ajudar sua empresa a crescer.