Sendo CLT, quando posso me aposentar?

A aposentadoria é um direito adquirido por todos os trabalhadores que contribuem com a Previdência Social. Mas, especialmente aqueles que trabalham registrados, ou CLT, ainda há muitas dúvidas de quando poderão se aposentar. Mas, a PFG Contábil responde!

Existem, atualmente, três tipos de aposentadoria para quem trabalha seguindo este regime:

 

Por idade

Contempla homens com 65 anos de idade e mulheres com 60 anos, desde que tenham contribuído com a Previdência Social pelo tempo mínimo de 15 anos.

 

Tempo de Contribuição

Pode ser integral ou proporcional. Para ter direito ao valor integral, o homem deve comprovar, ao menos, 35 anos de contribuição e ter 65 anos de idade. Já as mulheres, devem comprovar 30 anos de contribuição e ter 60 anos de idade.

Já no caso da aposentadoria proporcional, devem ser combinados dois requisitos: tempo de contribuição e idade mínima. Os homens podem requerer aposentadoria proporcional aos 53 anos de idade e 35 anos de contribuição. Já as mulheres, devem ter 48 anos de idade e 30 anos de contribuição.

 

Invalidez

É o benefício concedido ao servidor que, por doença ou acidente, for considerado pela perícia médica da Previdência Social incapacitado para exercer suas atividades ou outro tipo de serviço que lhe garanta o sustento. O processo é executado pelo próprio INSS, no momento em que o médico perito atesta a incapacidade para o trabalho por tempo indefinido.

 

Como requerer o benefício?

Os servidores devem agendar o atendimento em qualquer agência do INSS, no caso de Aposentadoria Por Tempo de Contribuição, por meio da Central de Atendimento, no telefone 135, de segunda à sábado, das 7h às 22h. Deverão ser apresentados originais e cópias do RG, CPF, PIS/PASEP, Comprovante de Residência atual com CEP, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Certidão de Casamento ou de Nascimento e os 2 últimos holerites.

Nos casos de aposentadoria por tempo de contribuição ou aposentadoria por invalidez, é o RH que toma conta do processo. Antes de comparecer ao INSS, é recomendável que o servidor procure orientações junto à DGRH / DAP / Seção de Contagem de Tempo e Aposentadoria, ou entre em contato com a Central de Atendimento do INSS por meio do telefone 135.